quinta-feira, agosto 06, 2020

Passo-a-passo: The Microsorium Lake

[Edit: post original em janeiro, 2007]
 
Um mês passado após minha primeira postagem, arrumei um tempinho para finalmente dar início definitivo ao blog. Estive um pouco ocupado nos últimos dias, mas de agora em diante estarei reservando parte do meu tempo para mostrar-lhes um pouco do dia-a-dia de um jardineiro aquático ;-) Chega de papo e vamos ao que realmente interessa.
Escolhi esse aquário para esse primeiro "passo-a-passo", pois ele tem uma história bem legal. Eu tinha em um balde várias mudas de espécies diferentes de microsorum e precisava fazer algo com elas. Pensei: Vender, doar... Não, vou fazer uma nova montagem!!! E está aí o resultado.
 
Setup: 
Data da montagem: Setembro de 2006.
Dimensões: 60x30x40 (CxLxA).
Volume: 72L.
Filtragem: Millenium 2000 com lã acrílica e cerâmica.
Iluminação: 2x Arcadia Freshwater 15W e 2x Tropical Original 15W - 60 watts totais.
Fotoperíodo: 10 horas/dia.
Aquecimento: 1 aquecedores com termostato Visitherm 50W.
Injeção de CO2: DIY com difusor Boyu.
Substrato: Laterita concentrada, húmus de minhoca tratado e cascalho fino para cobertura.
Decoração: Troncos e rocha mineira.
Fauna: Otocinclus affinis (limpa-vidro), Paracheirodon axelrodi (neon cardinal).
Flora: Anubia barteri var "nana", Glossostigma elatinoides, Microsorum pteropus, Microsorum pteropus "narrow leaf", Blyxa japonica, Vesicularia dubyana, Heteranthera zosterifolia, Rotala Rotundifolia var "green", Limnophila sessiliflora.

quarta-feira, agosto 05, 2020

As 6 faces do cubo - Parte I

[Edit: post original em janeiro, 2007]
Após pouco mais de 3 anos, resolvi que era a hora de remontá-lo. Esse cubo de dimensões 30x30x30 é um dos meus aquários prediletos e venho mantendo ele a muito tempo. Desde o tempo em que morava com os meus pais. Sim, esse felizmente, foi um dos aquários que tive a oportunidade de trazer para o meu apartamento depois que me casei. Hoje eu o desmontei, mas tenho algumas fotos de diversas fases da "vida" dele e gostaria de compartilhar esses registros com vocês. A primeira foto foi clicada hoje durante a desmontagem e a outra foi a última foto feita quando ainda se podia ver algum leioute. Agora é esperar a chegada do novo móvel, arrumar um cantinho aqui em casa e partir para uma nova montagem. Mas por enquanto vocês ficam com a mini-série em 6 capítulos (ou seria em 6 faces?!?! :-/): "As 6 faces do cubo". Divirtam-se!!!

terça-feira, agosto 04, 2020

Hygrophila polysperma "rosanervig"

Também conhecida como Higrófila Sunset, é uma variação da Hygrophila polysperma e se difere pela sua coloração rosada. Planta de fácil manutenção mas requer forte iluminação para se obter uma coloração conforme a foto abaixo. Nome popular: Higrófila Sunset. Nome científico: Hygrophila polysperma "rosanervig". Iluminação: 0,8 W/L. pH: 5-8. Temperatura: 18-28ºC.

Salvinia natans

Planta flutuante bastante utilizada em lagos e aquários abertos. Desenvolve-se rapidamente desde que se tenha iluminação e fertilização suficientes. Pode ser utilizada como aliada ao combate as algas já que absorve da coluna d'água o excesso de nutrientes. Nome popular: Salvinia. Nome científico: Salvinia natans. Iluminação: 0,7 W/L. pH: 5,5-9. Temperatura: 12-30ºC.

Vesicularia dubyana

A vesicularia dubyana é um musgo bastante conhecido e utilizado em aquários plantados. Também chamada de Musgo de Java, é uma planta originária do sudeste asiático e que não exige iluminação forte para se desenvolver. Pode ser colocada sob troncos ou pedras. Deve-se amarrá-la com linha de algodão no começo, mas com o tempo ela se prenderá e a linha poderá ser retirada. Nome popular: Musgo de Java Nome científico: Vesicularia dubyana Iluminação: 0,3 W/L pH: 5,5-9 Temperatura: 15-28ºC

Anubia barteri var. nana

É uma pequena, mas atrativa planta, de crescimento lento, que se desenvolve nas mais diversas condições. Deve-se plantá-la presa a troncos, pequenas pedras ou ainda entre rochas. Se for plantada diretamente ao substrato, deve-se tomar o cuidado para que o rizoma não seja enterrado, pois dessa maneira a planta definharia até a morte. Dica: Para prendê-la a troncos ou pequenas pedras, pode-se utilizar linha de pesca ou arames encapados, iguais aos utilizados para fechar sacos de pão. Nome popular: Anubia anã Nome científico: Anubias barteri var. nana Iluminação: 0,3 W/L pH: 5,5-9 Temperatura: 20-30ºC